sexta-feira, 27 de maio de 2011

Trovas do Mestre João Freire Filho, colega e amigo, com quem muito aprendi




Pena que os textos não venham com o som grave e firme daquele cuja voz abraçava amigos e alunos...


A lua, que nos clareia,
é diferente de quem,
recebendo luz alheia,
não ilumina ninguém!

A tormenta, que atordoa,
não distingue, em mar bravio,
a humildade da canoa…
da soberba do navio!…


Bendita a fonte escondida…
que escorre e, por onde passa,
trazendo a graça da vida,
dá tanta vida de graça!

Distante, a lua prateada,
entre nuvens de inconstância,
me lembra a mulher amada…
mais amada… se à distância!

Distante do olhar das ruas,
num sonho que me enternece,
em nosso céu brilham luas
que só nosso amor conhece!…


Fim do amor… Desiludidos,
sabemos juntos, mas sós,
que há silêncios inibidos…
tentando falar por nós!

Imperfeito, eu rogo, aflito,
por nosso amor, que é perfeito:
- Não faças de mim um mito…
que mitos não têm defeito!

Meu coração se acautela
e, imerso em desilusões,
faz da razão sentinela…
contra novas invasões!

Na vida, que te conduz
às mais diversas pelejas,
se não puderes ser luz,
que, ao menos, sombra não sejas!

Fonte:
http://singrandohorizontes.wordpress.com/2011/02/16/joao-freire-filho-1941/

Um comentário:

  1. Fico feliz em saber que meu pai não será esquecido. Meu pai "é" , pois ele é eterno, além de um grande HOMEM, um grande MESTRE, um ARTISTA (PINTOR, POETA, TORVADOR, CRONISTA,....) Somos pessoas de sorte (eu e minhas irmãs) Deus nos deu essa oportunidade de conviver com alguém tão intenso e fascinante como meu PAI. Ao ler uma "definição" de João Freire Filho: Meio temperamental mas um excelente ser humano, a quem aprendemos a amar, como pessoa e como poeta. Professor universitário, guardião intransigente da língua portuguesa e da trova refinada; ... Fiquei muito emocionada, não sabia se ria ou se chorava, pois essas palavras "materializaram" meu pai, parecia que ele estava aqui ao meu lado com aquele temperamento peculiar e nos corrigindo a todo momento (guardião intransigente da língua portuguesa). AGRADEÇO O CARINHO E ESSA HOMENAGEM A ELE. Tenho certeza de onde quer que ele esteja, estará muito emocionado e envaidecido com suas palavras. Luciana Freire (sua filha mais velha)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...